top of page

ANDREIA BRITO SILVA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Instituto Camões

Frequenta o Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é licenciada em Estudos Artísticos – vertente Artes do Espetáculo – pela mesma faculdade. Frequentou o curso de formação de atores na Casa das Artes de Laranjeiras (Rio de Janeiro). Bolseira do Instituto Camões no Centro de Estudos de Teatro, desenvolve trabalho de investigação na área da CETbase – base de dados do teatro em Portugal.

CLÁUDIA SALES OLIVEIRA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Cláudia Sales Oliveira encontra-se a desenvolver um projecto de doutoramento na área dos Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre memórias escritas de actores portugueses nascidos no século XIX, sendo, para o efeito, bolseira da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É investigadora do CET – Centro de Estudos de Teatro, acolhido pela mesma Faculdade, onde tem desenvolvido trabalho no âmbito do projecto CETbase – Base de Dados sobre o Teatro em Portugal, nas suas várias vertentes, entre as quais destaca, a sistematização da informação sobre o financiamento concedido ao teatro (de 1960 a 1999) pela Fundação Calouste Gulbenkian, e, a elaboração de um thesaurus de designações para funções ligadas à montagem do espectáculo.

HELENA REIS SILVA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Investigadora no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras, nas áreas da edição e história do teatro português.Doutoranda em Estudos Artísticos/Estudos de Teatro, prepara a tese Teatro Português de Quinhentos - Reconhecimento de Práticas.

ISABEL DRUMOND BRAGA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga, Doutora em História, especialidade em História Económica e Social (séculos XV-XVIII), pela Universidade Nova de Lisboa (1996) e Agregada pela Universidade de Lisboa (2006). Lecciona na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1990. Foi Professora Visitante na Universidade Federal Fluminense (Brasil) de Agosto a Dezembro de 2009 e na Università di Catania (Itália) em Julho de 2011. A produção científica desenvolvida tem versado, em especial, temas como: Inquisição, minorias, religiosidade popular, relações diplomáticas, estudos de história de género, assistência e vida quotidiana, com destaque para a história da alimentação.

JOSÉ CAMÕES

Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Investigador do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, onde desenvolve trabalho de equipa sobre História do Teatro em Portugal e Edição de Teatro Clássico Português, preparando edições e produzindo ferramentas de investigação nas «humanidades digitais».Desenvolve actualmente os projectos:Edição de Teatro Clássico Português HTP on line – Documentos para a História do Teatro no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa; (www.fl-ul-pt/cethtp)Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVI (www.cet-e-quinhentos.com); O Pátio das Arcas, reconstrução virtual; Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVII – Uma biblioteca digital.

MARIA VIRGÍLIO LOPES

Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Maria Virgílio Cambraia Lopes, investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é doutorada em Estudos de Teatro, pela Universidade de Lisboa. Tema de tese: Rafael Bordalo Pinheiro. Memórias e Imagens de Teatro. É autora de diversas publicações em Portugal e no estrangeiro sobre caricatura e teatro. Como investigadora, participou nos seguintes projectos de investigação: Opsis (Base iconográfica de Teatro em Portugal) e CAPES-GRICES (projecto de cooperação internacional). É membro da Equipe Interdisciplinaire de Recherche sur l’Image Satirique (EIRIS) e colabora com CORHUM (L'Association pour le Développement des Recherches sur le Comique, le Rire et l'Humour). Centros de interesse: Caricatura, Teatralidade, Iconografia teatral e História do Teatro.

Oradores

MARTA ROSA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Marta Rosa é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - variante francês português (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e possui um Mestrado em Estudos de Teatro (FLUL). Está neste momento a fazer o doutoramento sobre teatro em Portugal no século XVIII, mais especificamente sobre a personalidade e obra de António José de Paula, como bolseira da FCT. Desde 2001 é investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu investigação sobre teatro contemporâneo, tendo feito parte do projecto CETbase - base de dados de teatro em Portugal. 

 

SEBASTIANA FADDA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Sebastiana Fadda é doutorada em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa. É investigadora da Fundação da Ciência e Tecnologia e desenvolve o seu trabalho sobre dramaturgia portuguesa dos séculos XX e XXI tendo o Centro de Estudos de Teatro daquela mesma Universidade como instituição de acolhimento e referência. Pertence à Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e ao Conselho de Redacção da revista Sinais de cena, de propriedade da APCT em colaboração com o CET.

TERESA FARIA

Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Profissional das Artes do espectáculo desde 1983: actriz, dramaturga, com trabalhos em produção e algumas encenações (destaca A Nona, Uma família portuguesa, Ruy Belo, Lugar[es] de palavra e O Menino e o mar). Professora da área da Interpretação em: APPACDM de Ponte de Lima, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Culturgest, Professores (Programa FOCUS), Associações de Estudantes e Universidade para a 3ª Idade. Mestre em Artes Cénicas pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Pós-graduada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde é investigadora do Centro de Estudos de Teatro.A sua formação artística tem mestres como Marcia Haufrecht, Yoshi Oida, Sygmont Molic, Polina Klimoviskaia e Eugénio Barba, entre outros. Alguns Teatros/Companhias por onde passou: TNDMII, Teatro São Luiz, Trindade, Aberto, T. Bairro Alto, Centro Cultural de Belém, A Barraca e Teatroesfera. Entre outros foi encenada por: Beatriz Betarda, Fernanda Lapa, Cucha Carvalheiro, Cristina Carvalhal, Fernando Gomes, José Carretas, Guilherme Filipe, Paula Sousa e Mário Barradas. No cinema trabalhou por exemplo com Luís Filipe Rocha, Solveig Nordlund (A morte de Carlos Gardel), Joaquim Leitão, Marco Martins (Alice), Daniel Schmid e João César Monteiro. Publicou com Rita Martins o artigo Fernando Gomes: do “Pátio da Teatra” ao Teatro Nacional de São Carlos, na Revista “Sinais de cena”, a peça Os iluminados, com José Carretas e colaborou na edição de Teatro em Debate(s) – CET. Entre outras comunicações destaca Cumplicidades dramatúrgicas, Seminário Internacional sobre Dramaturgia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Participou na Capital Europeia da Cultura na Finlândia, com Uma família portuguesa, encenação de Cristina Carvalhal, Teatro Aberto, 2011.

RITA DE AZEVEDO

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Doutora Rita Gisela Martins de Azevedo. Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da ECHS da UTAD; investigadora do Centro de Investigação de Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR); colaboradora do Centro de Estudos de Teatro da FLUL; 2010 ‑ Doutorada pela Universidade de Salamanca (Dramaturgia e Género); 2006 – D.E.A. pela USAL; 2003 – Mestre pela Universidade Aberta de Lisboa (Dramaturgia e Estudos Sobre as Mulheres); 1998 – Pós-graduação em Estudos de Teatro, FLUL.

bottom of page